Sabemos que manusear as movimentações financeiras de uma empresa, é uma função que requer muita atenção e responsabilidade para quem exerce.. Pensando nisso, desenvolvemos uma maneira de separar no Operand essas permissões de acesso, assim, permitirá que o gestor segmente o que cada colaborador irá visualizar e consequentemente, o que ele poderá executar dentro do sistema.
Como configurar essas permissões?
Para realizar essa ação é muito simples. Com um usuário que tenha, pelo menos, acesso administrativo ao sistema, vá nas configurações e acesse a tela usuários e permissões. Ao acessar o perfil do colaborador, vá nas permissões do módulo financeiro, acesse as permissões avançadas e defina se o usuário poderá, ou não, ter acesso a contas “a receber”, “a pagar” e/ou “transferências”.
Depois de marcar as opções que deseja habilitar, é só salvar.
Em que essas restrições impactam?
É importante lembrar que essas alterações nas permissões não afetam apenas o que o usuário pode ou não lançar no sistema, mas afetam também os relatórios que ele poderá gerenciar e as demais funções relacionadas ao financeiro da empresa,
De acordo com a restrição aplicada, a visualização dos relatórios ficará da seguinte maneira:
- Usuários com permissão TOTAL + todas as permissões avançadas (A pagar, A receber e Transferências), poderão ver todos os relatórios financeiros existentes.
- Usuários com permissão TOTAL + permissão a Contas a pagar (sem acesso a contas A Receber e Transferências), poderão visualizar apenas o Relatório de Lançamentos e as informações relacionados às Despesas. Os demais relatórios ficarão ocultos.
- Usuários com permissão TOTAL + permissão a Contas a Receber (sem acesso a contas A Pagar e Transferências), poderão visualizar apenas o Relatório de Lançamentos e as informações relacionados às Receitas. Os demais relatórios ficarão ocultos.
No exemplo abaixo, é possível visualizar como ficaria o acesso de um usuário com permissão apenas às despesas do sistema.
Sobre as configurações do módulo financeiro, apenas um usuário com no mínimo, permissão Total + todas as permissões avançadas ativadas, conseguirá acessar e editar essas configurações.
Essa mesma restrição acima vale para a função Conciliação bancária, sendo que, se o usuário tiver qualquer restrição, seja ela em contas a receber, a pagar ou transferências, ele não conseguirá visualizar o menu e consequentemente não conseguirá realizar a conciliação bancária.
As demais permissões de acesso, seguem basicamente as mesmas regras de permissões acima, porém acabam contendo algumas restrições a mais de acordo com o tipo escolhido.
Registros Próprios: o usuário pode visualizar e editar apenas os lançamentos que ele criou, ele não terá acesso aos relatórios, configurações e conciliação bancária;
Leitura Total: consegue visualizar todos os lançamentos mas não poderá editar ou criar novos, além de que não terá acesso aos relatórios, configurações e conciliação bancária;
Leitura Total + Registros Próprios: pode visualizar todos os lançamentos, mas editar somente aqueles em que ele criou, e também não terá acesso aos relatórios, configurações e conciliação bancária;
Administrador: Não é possível realizar essa configuração de restrição neste tipo de usuário.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.