No Operand, principalmente se sua empresa é uma agência, é possível fazer a gestão completa de vários documentos que têm relação com o planejamento e execução de uma campanha.
Ao cadastrar os custos da campanha, existe um questionamento muito comum, que é o mesmo do título desse artigo. Por isso, vamos primeiro explicar o objetivo de cada documento e depois te contar porque é importante atrelar cada custo ao documento correto.
O módulo de propostas foi planejado para que sua empresa controle os custos de criação. Ou seja, é onde você cadastra os documentos e insere todos os serviços e peças, com seus respectivos valores, para que o cliente aceite, ou não, fechar um contrato. São os valores que, definitivamente, ficarão com a sua empresa.
Já o módulo de produção foi desenvolvido para que você organize e gerencie as negociações com os fornecedores, que irão transformar o que sua equipe sonhou e criou em realidade. Em um pedido de produção podem ter vários fornecedores envolvidos e sua empresa pode ter um retorno de comissão diferente em cada um dos itens produzidos. Ou seja, é o documento que centraliza os custos de produção, que podem ou não ficar com a sua empresa.
Muitas empresas, por não entenderem os objetivos desses documentos, centralizam todos os valores relacionados a uma campanha, em uma única proposta. Não podemos, de maneira alguma, dizer que isso está errado, mas é uma prática que não orientamos.
Entendemos que, talvez, seja muito mais simples cadastrar os custos de produção e de criação em um único lugar, mas dessa forma ficará muito mais difícil analisar o retorno financeiro que sua empresa está tendo com determinado cliente ou fornecedor.
Além disso, seu time financeiro terá mais dificuldade em entender valores a receber e a pagar, sejam eles específicos dos custos de criação, produção, como também honorários e comissões.
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