Quando começamos a utilizar um sistema novo, queremos sempre deixar tudo alinhado e iniciar com o maior número de informações que conseguirmos, certo? Algumas dessas informações podem ser referentes às pessoas que trabalham com a gente, sendo eles clientes, fornecedores, veículos ou prestadores de serviços, entre outros..
No Operand, existe a possibilidade de incluir esses cadastros de duas maneiras: Manualmente, preenchendo cada cadastro individualmente, ou em conjunto, de forma simples e rápida, através da importação de uma planilha.
Como incluir os cadastros manualmente?
No Operand nós temos 5 tipos de cadastros, sendo eles: Clientes, Veículos, Fornecedores, Prestadores de Serviços e Colaboradores, sendo que, as permissões de acesso para edição, podem variar por tipo de cadastro.
Usando o cadastro de clientes como exemplo, vá no Módulo Pessoas, acesse a aba Clientes, vá em Adicionar, preencha as informações solicitadas e Salve. Ao salvar, você tem a opção de adicionar o próximo cadastro ou editar o que você acabou de criar, deixando ele ainda mais completo.
Como realizar a importação de cadastros via planilha?
Essa é a forma mais rápida de incluir diversos cadastros no sistema de uma vez só. Para realizar a importação, primeiramente você precisará baixar os modelos diretamente do sistema. Então, com um usuário que tenha, ao menos, permissão de acesso administrativo, acesse o seu avatar, vá em configurações, acesse a opção pessoas e depois em Importação de Cadastros.
Nessa tela, terá um botão de Nova Importação que, ao clicar, você terá a opção de download das planilhas modelo. Ao fazer este download, será baixado um arquivo em formato ZIP no seu computador, sendo que, dentro dele, existirão tipos de arquivo modelo diferentes para cada tipo de cadastro, tendo diferenciação também entre pessoa física e jurídica.
Durante o preenchimento, é importante lembrar que não pode ser realizada nenhuma alteração no cabeçalho e/ou no layout do modelo, ok? Pois pode ocasionar erros na importação posteriormente.
Com as planilhas preenchidas, é só dar continuidade dentro do Operand!
Caso a importação seja da planilha de clientes em pessoa jurídica, por exemplo, clique em Avançar na tela, selecione as informações correspondentes, clique em Avançar novamente, e então, selecione a planilha que deseja importar.
Feito isso, você precisará fazer uma verificação dos dados importados, utilizando a tabela apresentada no sistema para deletar ou editar os registros que possuírem alguma inconsistência.
Para editar, é só clicar duas vezes no campo que deseja alterar e para deletar uma informação, basta apagar normalmente.
Ao realizar a verificação e Avançar, você poderá visualizar os cadastros que já existem no sistema com o mesmo nome ou CPF/CNPJ dos importados, e terá a opção de não cadastrar ou duplicar esses registros.
Feito isso, pronto! A sua planilha já foi incluída, agora é só fazer a mesma coisa com as próximas!
Fácil né?
Lembre-se, que: após um cadastro ser incluído no sistema, não é possível excluí-lo, você poderá apenas inativa-lo através do módulo Pessoas.
Ah! Nos arquivos, a coluna “nome” é de preenchimento obrigatório, ok?
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.