Aqui você vai ver:
Sem vendas, o negócio não se mantém! Seja fechando contratos de fee mensal, campanhas ou jobs específicos, a gestão das propostas é fundamental.
É preciso conhecer o perfil dos clientes e quais os pontos fortes das vendas que sua equipe fecha, identificando qual cliente investe mais, os melhores ou piores meses de fechamentos, volume de propostas em aprovação com cliente ou reprovadas, entre outras informações.
O relatório de propostas (pauta) é um apanhado que considera todas essas informações e, como explicamos no parágrafo anterior, ele só será realmente útil se a gestão dos documentos for feita de forma organizada.
Disciplina no controle das propostas
O módulo de propostas é onde os documentos de possíveis fechamentos de vendas são geridos.
Além de cadastrar todos os documentos, com as peças/serviços e seus respectivos valores, é muito importante que os status e prazos sejam informados, com o envio do faturamento ao financeiro.
Procure acompanhar as propostas que estão na pauta e mantê-las organizadas. Quando um fechamento de venda de um fee for completamente finalizado, conclua para que não seja considerado como um documento em aberto.
Como analisar o relatório de propostas (pauta)
Agora que você já sabe que precisa ter os documentos de propostas bem organizados, é possível fazer uma análise de todas as informações com a ajuda do relatório 😊
As informações são apresentadas em duas visões: a resumida e a detalhada.
Na parte superior da tela, é mostrado quando os dados foram gerados e você pode atualizá-los facilmente e manter sua análise com os dados atualizados. Por padrão, as informações serão sempre relacionadas ao mês vigente e consideram documentos abertos e concluídos.
Visão Resumida
No primeiro gráfico, de fechamentos no período, é possível identificar facilmente o valor total das vendas, mês a mês, considerando a utilização do filtro envio ao financeiro.
Você consegue ainda identificar em qual status e situação a maioria dos documentos se encontra.
Na sequência, está o gráfico de valores por, que é dinâmico e você pode visualizar quais foram os maiores fechamentos de vendas, por responsável, por exemplo.
E, para fechar, o gráfico com o valor final detalhado, onde você consegue visualizar o total dos valores das peças e serviços que compõem a proposta, descontos aplicados, honorários, encargos e o valor final, considerando todos esses itens.
Você pode exportar todos esses gráficos e apresentá-los em uma reunião. Legal, né?
Visão Detalhada
É uma tabela e são apresentadas todas as informações relacionadas aos documentos: data de criação, envio ao financeiro, prazo, status, valores, responsável, cliente, entre outras tantas informações.
Assim como no excel, por exemplo, você pode fazer filtros em todas as colunas para visualizar o que você deseja e, mais legal ainda, é a possibilidade de determinar quais colunas você quer que apareçam e reordená-las.
Se quiser visualizar todos os documentos, cujo valor total seja maior que R$10.000,00, por exemplo, basta utilizar esse filtro e determinar essa condição 😉
Sempre que você fizer filtros na visão detalhada, eles serão refletidos nos gráficos da visão resumida.
Você pode exportar a visão detalhada para um PDF ou excel, onde você poderá trabalhar mais com filtros.
Com esse relatório, é possível verificar, por exemplo:
- todos os documentos que estão concluídos, mas não foram enviados para o financeiro;
- quais propostas fizeram com que a sua empresa tivesse custos externos;
- os clientes responsáveis pelos maiores fechamentos de vendas em determinado período;
- os valores de honorários recebidos e descontos concedidos.
Lembrando que, tudo isso depende de um controle dos documentos de propostas eficiente e organizado.
Importante: informações relacionadas a projetos ocultos e documentos pertencentes a projetos ocultos não são contabilizadas nos relatórios.
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