O centro de custo é uma forma de separar movimentações financeiras por setores de uma empresa.
As empresas, geralmente, são separadas em vários setores: marketing, financeiro, comercial, gestão de pessoas, entre outros.
Muitas vezes, sua empresa investe um pouco mais na equipe de criação com a compra de equipamentos melhores, por exemplo, porque os computadores precisam ser bons o suficiente para suportar os softwares utilizados para edição de imagens e vídeos.
Com a organização de todos os lançamentos financeiros, identificando em qual setor ele aconteceu, sua empresa conseguirá identificar com facilidade onde entra e sai mais dinheiro. Essa informação é bem importante quando, em um momento de crise, é preciso avaliar os custos e ser justo ao cortar gastos de determinada equipe, por exemplo.
No Operand, para cadastrar os centros de custos da sua empresa, com um usuário que tenha, pelo menos, permissão total no financeiro, basta acessar as configurações desse módulo e, em centros de custos, cadastrar todos aqueles que você precisar (criação, RH, desenvolvimento, financeiro, entre outros).
Depois, ao cadastrar lançamentos financeiros, você pode identificar a qual setor ele pertence. No caso da compra de um computador novo, você pode classificar na categoria “Equipamentos” e no centro de custo “Desenvolvimento”.
No relatório de lançamentos, por exemplo, você pode realizar alguns filtros, como um período em específico, e no gráfico receitas e despesas agrupadas por c. custo, identificar em quais áreas entram ou saem mais dinheiro da sua empresa.
Teoricamente, se você cadastrar um centro de custos para o time comercial, a entrada de dinheiro estará amplamente concentrada nesse setor, mas é importante considerar todos os setores. O time de marketing, por exemplo, pode não ser responsável direto pela venda, mas é fundamental para a atração de novos clientes.
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