Durante as rotinas financeiras, é comum surgirem imprevistos que exigem a realização de negociações, e é importante estar preparado para lidar com elas de forma eficiente e manter tudo organizado no Operand.
Esses imprevistos podem ser, por exemplo, o pagamento parcial de uma fatura, ou até mesmo o recebimento de um cliente que estava previsto para ser pago em uma única vez, mas foi pago parcialmente.
Para organizar essa fatura no financeiro, será necessário acessar o lançamento, alterar o valor do pagamento, incluir uma anotação para detalhar o motivo da alteração e quitar a fatura normalmente.
Como ainda falta um valor a ser pago ou recebido, será necessário adicionar parcelas. Para isso, clique em + Parcelas, informe a quantidade de parcelas e clique em Ok.
Após isso, o sistema irá abrir o novo lançamento criado. Basta preencher o valor restante e a data de vencimento atualizada.
Dica: se o lançamento em que foi realizado o pagamento parcial já faz parte de um grupo de parcelas, ao adicionar a parcela referente ao valor restante, tenha uma atenção redobrada à data de vencimento e competência.
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