Identificar, com facilidade, a etapa em que se encontra cada despesa ou receita, é importante e ajuda muito na operação financeira. E é aqui que entram os status!
A pauta financeira organizada é o sonho, que pode muito bem tornar-se realidade, de qualquer gestor.
Antes de avançarmos, é importante reforçar que Status e Situação têm suas diferenças: status servem para gerenciar e situação além de servir para gerenciar, possui alguma ação no sistema.
Sabendo que os status são para o gerenciamento dos lançamentos de maneira mais organizada, é possível definir um fluxo, de forma personalizada, nas configurações do módulo financeiro, em status.
Como cadastrar um novo status:
Para incluir um novo status, basta clicar em adicionar, definir o nome e se ele será aplicado para Receitas, Despesas ou para ambos. Depois é só salvar.
Como editar um status já existente:
Para realizar essa ação, é preciso clicar no ícone editar, realizar as alterações necessárias e finalizar clicando em salvar.
Os status Em aberto, Enviado e Agendado são padrões do sistema e não podem ser editados.
Como reordenar os status:
Durante a reestruturação do fluxo, muitas vezes, é necessário mudar a ordem dos status, certo? Significa que você pode fazer as edições e novos cadastros dos status e depois definir a ordem em que irão aparecer.
Só é importante destacar que ao realizar lançamentos financeiros, esses mesmos lançamentos ficarão com o primeiro status definido nas configurações. Ou seja, se o primeiro status é o Em aberto, todos os novos lançamentos estarão nessa etapa.
Como inativar um status:
Caso o status não esteja vinculado a uma fatura é possível deixá-lo inativo. Esse status, então, não ficará mais disponível para seleção ao editar lançamentos financeiros.
Se existirem lançamentos vinculados ao status que você deseja inativar, ao realizar a ação, o próprio sistema irá sinalizar através de uma mensagem e dar a opção de mudar todos esses lançamentos para outro status cadastrado. Caso não escolha realizar essa transferência, os lançamentos continuarão com o status inativo, mas poderão ser editados na pauta e localizados através de filtros.
Como excluir um status:
Se você estruturou os status financeiros e percebeu que, na prática, um deles não fazia muito sentido, é possível excluí-lo do sistema.
E, antes de realizar a exclusão, clique para inativar e garantir que não há nenhum lançamento financeiro vinculado.
Reforçando: os status Em aberto, Enviado e Agendado são padrões do sistema e não podem ser editados.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.