O objetivo do relatório é mostrar todos os lançamentos e resultados financeiros que são e/ou têm relação com o cliente.
Aqui você vai ver:
É comum não entender ao certo o retorno financeiro que um cliente está gerando para a sua empresa. Será que é positivo ou negativo?
Com o Operand e o relatório de movimentação por cliente, é possível analisar o saldo financeiro, considerando todas as transações relacionadas ao cliente, que podem ser diretas, como o recebimento de um fee mensal, como indiretas, que é o caso de um recebimento de comissão de mídia.
Para isso, a gestão dos documentos integrados com o módulo financeiro e, gestão da pauta de lançamentos, são essenciais para um relatório sólido e com informações relevantes para a sua empresa.
Disciplina na gestão dos documentos e lançamentos financeiros
O relatório só mostrará dados reais se os lançamentos financeiros estiverem relacionados aos clientes. Isso pode acontecer de algumas formas.
A primeira é cadastrando uma receita ou despesa em que o sacado/cedente é o próprio cliente. A segunda é informando que determinada despesa com Uber, por exemplo, é referente ao cliente.
Outra forma de fazer isso, é cadastrar as propostas, produções e mídias, e enviar o faturamento delas para o financeiro. Sempre que isso é feito, os lançamentos, sejam de custos externos ou comissões, já ficam vinculadas ao cliente de forma automática.
E, os lançamentos precisam sempre ser atualizados com a quitação e valores pagos e recebidos, para que o cálculo seja feito da forma correta.
Como analisar o relatório de movimentação por cliente
Agora que você já sabe o que é preciso fazer para ter as informações “tinindo” nesse relatório, bora analisar? 😊
Antes, é importante que saiba que, para ter acesso a esse relatório, você precisa ter permissão de acesso total no módulo financeiro, ok?
Você pode fazer vários filtros, mas nós achamos que os mais interessantes são os por cliente e projeto.
As informações são apresentadas em duas visões: a resumida e a detalhada.
Visão Resumida
Existem três infográficos nessa visão e permitem você visualizar os resultados, ou seja, o saldo realizado e previsto, considerando as receitas e despesas a receber/pagar e recebidas/pagas.
Visão Detalhada
É uma lista e são apresentadas todas as movimentações financeiras relacionadas ao cliente. Nos filtros, você pode personalizar a consulta e obter resultados de um cliente específico ou um período determinado.
Se você quiser, por exemplo, se nos projetos de fee mensal de um cliente o retorno é positivo, utilize esses dois filtros e selecione todos os projetos desse tipo de serviço.
Você pode exportar a visão detalhada para um PDF ou Excel, onde poderá trabalhar mais com filtros.
Com esse relatório, é possível verificar, por exemplo:
- se o que você recebe do seu cliente cobre todas as despesas que tem com ele;
- no caso de um saldo negativo, se é necessário o reajuste do valor cobrado do cliente ou, até mesmo, a demissão dele;
- tipos de projetos mais ou menos lucrativos, caso a sua empresa organize bem os projetos de forma que fique fácil fazer essa pesquisa.
Lembrando que, tudo isso depende de uma organização e gestão eficiente dos documentos e lançamentos financeiros, sempre vinculados aos clientes, seja direta ou indiretamente.
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