Algo comum de acontecer em qualquer rotina financeira é a aplicação de um acréscimo no valor de um lançamento. Isso pode ocorrer quando um boleto é pago após a data de vencimento e gera uma multa, por exemplo.
O mesmo vale para pagamentos ou recebimentos antecipados que, dependendo da negociação realizada, podem receber um desconto.
No Operand é possível adicionar tanto acréscimos quanto descontos sobre os lançamentos.
Aqui você vai ver:
Como pré-cadastrar títulos de acréscimos e descontos nas configurações?
Para facilitar ainda mais a rotina financeira, é possível pré-cadastrar títulos de acréscimos e descontos no sistema, para depois apenas selecioná-los ao adicionar ao lançamento.
Para realizar esse cadastro, basta clicar sobre o seu Avatar > Configurações > Financeiro > Acréscimos e descontos > Adicionar, informar se é referente a um acréscimo ou desconto, informar o título e confirmar clicando em Salvar.
Importante: para realizar essa ação é necessário possuir pelo menos a permissão Total no módulo Financeiro.
Como adicionar acréscimos e descontos nos lançamentos?
É possível adicionar acréscimos e descontos ao cadastrar e ao editar um lançamento.
Para adicionar a uma fatura já existente, acesse o lançamento, clique em Adicionar acréscimos ou descontos, selecione o Tipo, selecione o Título dentre os pré-cadastrados ou digite para criar um novo título e informe o Valor. Adicione quantos acréscimos e descontos desejar e clique em Aplicar.
Dica: é importante que você informe dessa maneira ao invés de mexer no valor original da fatura, para que em uma análise do relatório de lançamentos você consiga entender quanto de acréscimo ou desconto foi aplicado em determinado período, por exemplo.
Como remover acréscimos e descontos?
Para remover o acréscimo ou desconto, basta acessar a tela de acréscimos e descontos, clicar no ícone de Remover ao lado do valor desejado e confirmar clicando em Aplicar.
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