Valor hora é quanto a sua empresa tem de custo, por hora, para manter um colaborador.
No Operand, esse valor será utilizado nos relatórios e multiplicado pelas horas apontadas pelo colaborador no timesheet, mostrando assim a quantidade de horas apontadas e o valor dos apontamentos de cada projeto.
Aqui você vai ver:
Como calcular o valor hora do colaborador?
Quando falamos do valor hora de um colaborador, podemos pensar em duas visões: visão do colaborador e visão da empresa.
A visão do colaborador é baseada no salário + os benefícios que ele recebe, dividido pelas horas trabalhadas.
A visão da empresa se refere a quanto custa para manter esse colaborador trabalhando. Esse cálculo é mais detalhado e vai além do salário que o colaborador recebe.
Para calcular o valor hora na visão da empresa, sugerimos que considere alguns itens, como:
- Custos diretos: salário, férias, benefícios, 13° salário, encargos (FGTS e previdência), plano de saúde, etc. Faça o cálculo por colaborador.
- Custos indiretos: aluguel, internet, software, telefone, marketing, equipamentos, contabilidade, água, luz, impostos, seguros, etc. Faça a soma de tudo isso e divida pelo número de funcionários, para chegar ao custo indireto por colaborador.
Depois, somando os custos diretos com os custos indiretos e dividindo pelo total de horas que o colaborador trabalha por mês, você chegará ao valor de quanto a sua empresa possui de custo, por hora, para manter o trabalhador.
Esse deve ser o valor hora considerado no momento em que o colaborador for designado para desenvolver uma atividade na empresa.
Como cadastrar o valor hora no Operand?
Agora que você já tem uma base para fazer o cálculo, é o momento de cadastrar o valor hora no sistema.
Para isso, clique em Cadastros > Colaboradores, abra o cadastro de um deles (caso ainda não tenha sido cadastrado no sistema, realize o cadastro clicando em Adicionar) e clique em Editar Informações.
No campo “Valor Hora” informe a partir de qual data esse valor é aplicado, qual o valor hora do colaborador, clique no ícone de ✅ e confirme clicando em Salvar, no final da página.
Importante: essa ação pode ser realizada apenas por usuários que tenham pelo menos permissão Total em “Cadastros Colaboradores”.
Sabemos que o valor hora pode mudar de um mês para o outro, pois os custos diretos e indiretos podem ser alterados. Você pode sempre atualizar essa informação, incluindo um novo registro, para que o custo computado até então não seja afetado.
E caso você queira começar a fazer o controle a partir de hoje e já tenha os dados de todos os seus colaboradores desde o começo do mês, por exemplo, pode registrar essa informação com data retroativa.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.